A vitamina B5, também conhecida como ácido pantotênico é um nutriente que auxilia no metabolismo energético, ou seja, na conversão dos carboidratos, proteínas e gorduras em moléculas de energia.
Valor Unitário:
R$ 24,90
Valor Total:
R$ 0,00
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
A vitamina B5 conhecida também por ácido pantotênico é uma vitamina do complexo B e faz parte das vitaminas hidrossolúveis, ou seja, é solúvel em água. A absorção da vitamina B5 é no intestino, após processos chamado de hidrólises para deixa-lo em sua forma livre.
Em animais, a principal função da vitamina B5 é formar a molécula de coenzima-A (CoA), uma importante coenzima que atua na geração de energia durante os processos de metabolismo de açúcares, gorduras e proteínas e também na síntese de ácidos graxos e colesterol.
O ácido pantotênico está relacionado com a síntese de hormônios adrenais, com a resposta do organismo frente a estresses produzindo o hormônio cortisona.
Suas funções em nosso corpo incluem reduzir colesterol, produzir hormônios e hemácias (células que carregam oxigênio no sangue), cicatrização, atua na produção de energia, formação de anticorpos, reduz o cansaço, ação facilitadora no controle do estresse.
Devido sua participação em processos biológicos tão generalistas e importantes, sua deficiência pode causar sintomas diversos, assim como deficiências em outras vitaminas do complexo B.
A deficiência da vitamina B5 pode ser considerada rara, mas pode incluir sintomas como insônia, depressão, sensação de ardência e formigamento nas mãos e pés, irritabilidade, fadiga, insônia, mal estar geral, doenças neurológicas, cãibras nas pernas, baixa produção de anticorpos, náuseas e vômitos, dores de estômago, dores e cólicas abdominais, aumento de infecções respiratórias.
O excesso de vitamina B5 no organismo também é rara, pois a mesma é facilmente eliminada pela urina. Geralmente aparece em pessoas que fazem o uso de suplementos de forma errada e sem acompanhamento de um profissional podendo aparecer como sintomas diarreia e aumento do risco de sangramentos.
A vitamina B12 tem combinada na atuação da conversão do ácido pantotênico (vitamina B5) livre em coenzima A.
Benefícios:
• Redução dos níveis de colesterol;
• Queima de gordura;
• Energia para os exercícios e atividades diárias;
• Tratamento da acne;
• Previne a queda de cabelo;
• Melhora a cicatrização de feridas e cirurgias;
• Produz energia e mantém o bom funcionamento do metabolismo;
• Atua no metabolismo da colina (macronutriente importante para manter os níveis equilibrados do metabolismo, funções cerebrais, entre outras);
• Mantém a produção adequada de hormônios e vitamina D;
• Diminui o cansaço e fadiga;
• Ajuda a reduzir o colesterol alto e os triglicerídeos;
• Ajuda a controlar os sintomas de artrite reumatoide.
Ingestão diária recomendada para Adultos: 5 mg ou conforme orientação do médico ou nutricionista.
Gestantes, nutrizes (mães que amamentam) e crianças consultar um médico ou nutricionista para saber a quantidade diária recomendada ideal.
Há estudos que relatam a interação do ácido pantotênico com outros medicamentos (como antibióticos e remédios para Alzheimer) então, não se deve fazer a suplementação com o ácido pantotênico sem a orientação de profissional adequado.